MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Oportunidade

Sexta-feira, 24 de julho de 2020
Última modificação: Sexta-feira, 24 de julho de 2020

Oportunidade de iniciação científica para desenvolver pesquisa na área de análise e projeto de sistemas de controle não lineares. O projeto será coordenado pelos professores Valter e Luís Filipe. A ideia é que o aluno de ic trabalhe em pareceria com um aluno de mestrado que irá trabalhar no mesmo tema. Assim, o aluno de ic será o suporte técnico para o aluno do mestrado, para que esse fique exclusivo no desenvolvimento teórico. As possibilidades de ganho são bastante relevantes para o aluno de ic, pois irá aplicar vários conhecimentos desenvolvidos durante o curso de Engenharia Mecatrônica, irá aprender conceitos de sistemas não lineares, sendo que esses conceitos são abordados na grande maioria em programas de pós-graduação, as possibilidades de publicação de artigos são bastante relevantes, o que possibilitará o aluno de ic aproveitar o artigo em seu TCC, entre outras. A seguir está o resumo do projeto:
Este documento apresenta uma proposta de pesquisa a ser desenvolvida no CEFET-MG Unidade Divinópolis. O principal objetivo desta proposta de pesquisa é desenvolver condições inéditas de análise de estabilidade de sistemas de controle fuzzy Takagi-Sugeno (T-S) e síntese de controladores fuzzy T-S. Os modelos fuzzy T-S são bastante utilizados para a representação de sistemas não lineares. Esses modelos fuzzy T-S são sistemas locais lineares ponderados pela função de pertinência, que e dependente das variáveis de premissas, que por sua vez podem ser os estados do sistema. Dessa forma, é necessário que esses estados sejam medidos a partir de sensores. Sabe-se que a leitura de sensores pode conter erros de medição ou até mesmo ruídos de medição, o que pode resultar em diferenças entre as funções de pertinências do modelo e do controlador. Diante disso, nas condições de análises e de síntese a serem desenvolvidas, será considerado que tanto o sistema fuzzy T-S e o controlador fuzzy T-S não compartilham da mesma função de pertinência. Além disso, essas condições serão escritas como problemas de desigualdades matriciais lineares (LMIs, do inglês Linear Matrix Inequalities) e serão baseadas em uma candidata à função de Lyapunov. Pretende-se, também, fazer comparações com resultados semelhantes encontrados em artigos técnicos e científicos. Além disso, a ideia é fazer implementações práticas desses resultados a serem desenvolvidos. Para essas implementações práticas, serão utilizadas as plantas pilotos presentes no Laboratório Sinais e Sistemas do CEFET-MG Unidade Divinópolis. Para tanto, solicita-se um bolsista de iniciação científica para desenvolver estudos teóricos e práticos de sistemas não lineares contínuos ou discretos no tempo representados por modelos fuzzy T-S.

A proposta pode ser acessada neste link:
O aluno interessado na inscrição deverá enviar um e-mail para os professores Valter (valter@ieee.org) e Luís (luis@cefetmg.br) até o dia 27/07/2020. Neste e-mail deve conter o histórico escolar e um parágrafo descrevendo do interesse do aluno pela pesquisa associando com a sua trajetória acadêmica. Após isso, os professores irão entrar em contato com o aluno agendando uma entrevista que ocorrerá durante o dia 28/07/2020 no rnp por vídeo conferência. O resultado será divulgado no próprio dia 28/07/2020 e no dia 29/07/2020 o aluno aprovado deverá enviar a documentação necessária para os professores. Essa documentação pode ser encontrada no edital 33/2020.

 

Iniciação Científica