CEFET-MG

Biblioteca

 

BIBLIOTECA PROFESSOR ANTÔNIO JOSÉ NOGUEIRA GONTIJO
CEFET CAMPUS DIVINÓPOLIS / MG
Sistema Sophia, acesse aqui.
REGULAMENTO DA BIBLIOTECA
EQUIPE
Maria Inês Passos Pereira Bueno – Bibliotecária Responsável
Cleber Bolívar da Silva – Bibliotecário
Estagiária: Taciana Ferreira
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a sexta-feira de 07 às 21h.
CADASTRO
Os dados cadastrais dos alunos migram diretamente do Sistema Qualidata para o Sophia, portanto é necessário somente que seja cadastrada no setor uma senha de 6 dígitos numéricos (cadastro na biblioteca);
Já os dados dos professores, técnicos e demais usuários são inseridos no Sistema no ato do atendimento inicial pelos atendentes. A senha de seis dígitos também precisa ser cadastrada. Um cartão provisório para estes usuários será confeccionado pela Biblioteca. Este cartão não pode ser utilizado no Restaurante.
O cadastro do usuário será suspenso imediatamente, quando cessar a condição de professor, técnico-administrativo, aluno, estagiário, funcionário terceirizado ou qualquer outra que permitiu a mesma.
O cartão de identificação de usuário é solicitado no momento do atendimento no setor. Este cartão é gerado pelo Sistema Administrativo do CEFET-MG.
EMPRÉSTIMOS
Empréstimo Local: enciclopédias, dicionários, livros fixos, normas técnicas, catálogos, jornais e revistas só podem ser utilizados dentro da Biblioteca.
Empréstimo de chave: As chaves do escaninho também são emprestadas via Sistema Sophia e são para a guarda do material somente quando o usuário estiver dentro da biblioteca. A devolução deve ser feita no mesmo dia do empréstimo.
Empréstimo Domiciliar: o atendimento aos alunos, estagiários, funcionários terceirizados, técnico-administrativos e professores, obedecem aos seguintes prazos e condições:
Usuários
Nº de obras
Devolução
Alunos
5
15 dias
Técnicos administrativos
5
15 dias
Professores
5
30 dias
Estagiários
5
15 dias
Funcionários terceirizados
5
15 dias
Não é permitido o empréstimo de mais de um exemplar de um mesmo livro;
Não serão feitos empréstimos e/ou renovação por telefone;
Renovações e reservas via web pelo site: www.biblioteca.cefetmg.br
PERDAS E/OU DANOS
As obras extraviadas (perda, roubo ou furto) ou danificadas deverão ser substituídas pelo usuário responsável pelo empréstimo, devendo-se considerar que a reposição seja feita com obra idêntica ou em edição mais recente do item perdido (autor, título, edição, editora);
Se a obra for extraviada e outra idêntica não for encontrada para sua reposição, a biblioteca indicará um outro título de interesse e igual valor.
Em hipótese alguma, poderá ser retirado da biblioteca, qualquer material sem o consentimento dos atendentes. Esta prática, uma vez detectada, incorrerá em implicará em bloqueio do usuário até a devida regularização ou até sua suspensão.
A não reposição da obra extraviada ou danificada implicará em bloqueio do usuário até a devida regularização.
RESERVA
A reserva será feita somente pelo usuário via web pelo site: www.biblioteca.cefetmg.br.
O Sistema só permite a reserva de livros quando não houver na biblioteca, nenhum exemplar do mesmo título, objeto da reserva. O exemplar ficará disponível para o usuário na biblioteca, por um período de 24 horas.
O Sistema envia um e-mail comunicando ao usuário que o livro reservado está disponível.
RENOVAÇÃO
Renovação via web pelo site: www.biblioteca.cefetmg.br . O livro poderá ser renovado por 10 (cinco) vezes, desde que não haja reserva para a obra emprestada e o usuário não esteja em débito com a biblioteca.
A renovação no atendimento da biblioteca só será realizada com a apresentação do livro.

USO DA BIBLIOTECA

É obrigatória a utilização do guarda-volumes  ou estantes abertas quando da utilização das instalações da Biblioteca.

Não é permitido fumar e/ou se alimentar na Biblioteca.

Os usuários devem manter o silêncio dentro da biblioteca, contudo caso seja necessário conversar, que seja feito no volume mais adequado para um ambiente de estudos.

Contato por e-mail: bibliotecac5@adm.cefetmg.br

Fone: 3229-1165